Cultura da Sustentabilidade & Alto Desempenho – Empresas Pioneiras – Sempre dá certo fazer o certo

A Tecnologia e a “Estupidez Humana” (ganância, poder, orgulho etc.) estão transformando este “Admirável Mundo Novo”… Num Pequeno Planeta em algo muito volátil, líquido; expondo a humanidade a grandes desafios (risco, consumo exagerado, solidão, comunicação etc.), e fazendo surgir um MUNDO BANI (frágil, ansioso, complexo/não linear e incompreensível), onde tudo se liga a tudo, simultaneamente. Mudanças repentinas estão se tornando corriqueiras e normais… e deixaram de ser gradual, estão se tornando exponencialmente abruptas… complexas!

NOTA: Desde a Era Agrícola, quando o ser humano colocou na “cabeça” que LUXO É NECESSIDADE, criando e fortalecendo a filosofia do TER, em detrimento da filosofia do SER, e vem consolidando a ESTUPIDEZ HUMANA.

A fragilidade da sociedade é tão crítica, que Stephen Hawking repetiu, diversas vezes nas suas últimas palestras, que a Estupidez Humana irá destruir a Civilização! Neste cenário, a preocupação do pensador, Ervin Lazlo, faz todo sentido:

DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

“Mais cedo ou mais tarde, a globalização abre espaço para novas condições: ou um mundo globalizado estável, ou a crise e colapso. O fator crucial é a CONSCIÊNCIA DAS PESSOAS (ÉTICA), a maneira pela qual uma massa crítica interioriza as novas condições globais de vida em seus pensamentos, em seus valores e em seus comportamentos.”

Se fizermos a escolha certa, poderemos viver num mundo globalizado estável, através da construção da CULTURA DA SUSTENTABILIDADE & ALTO DESEMPENHO, baseada no conceito pragmático de sustentabilidade, que está alinhado com a definição de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

 

NOTA: “Desenvolvimento que reponde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de resposta das gerações futuras às suas próprias necessidades.”

Fazer Certo (Excelência), da Maneira Certa (Eficiência),
pelos Motivos Certos (Ética)

O Alto Desempenho é o Corção da Sustentabilidade!

Precisamos, também, da inovação do “SER HUMANO”, através de esforços para mudanças/fortalecimento dos nossos Modelos Mentais fundamentais:

NOTA: Quando você tem pessoas disciplinadas, não precisa de hierarquia. Quando você tem pensamento disciplinado, não precisa de burocracia. Quando você tem ação disciplinada, não precisa de controle e autoridade excessivos.

 

Se formos eficazes neste esforço, fortaleceremos a ÉTICA e mitigaremos os efeitos da Estupidez Humano, consolidando um mundo mais sustentável. Felizmente, grandes empresas já iniciaram este árduo trabalho, alguns no século XIX. Estudando o valioso trabalho feito pelos professores Jim Collins e Jerry I. Porras, apresentado no livro FEITAS PARA DURAR, a maioria delas são, sem dúvida alguma, as pioneiras na construção da CULTURA DA SUSTENTABILIDADE & ALTO DESEMPENHO, baseadas na filosofia do “E”: PRESERVAR A ESSÊNCIA & FOMENTAR O PROGRESSO.


É nesta filosofia que as empresas FEITAS PARA DURAR constroem a CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E ALTO DESEMPENHO, alinhados com os 3 “E’s” (EXCELÊNCIA, EFICIÊNCIA e ÉTICA):

Mostrando, definitivamente, que são as pioneiras na construção da CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E ALTO DESEMPENHO, buscando sempre as mentalidades do CAPITALISMO PARA STAKEHOLDERS, JOGOS INFINITOS, MELHORIA CONTÍNUA e DISCIPLINA!
E, paradoxalmente, contrariando a imagem que muitos têm, são empresas muito vencedoras:

E o mais interessante, no estudo, os autores constataram que se tivéssemos investido, em 10/ 01/ 1926, US $ 1 em um fundo de ações do mercado geral, ou em um fundo formado pelas empresas de comparação, ou em um fundo das empresas visionárias, se reinvestisse todos os dividendos e ajustasse os valores com base na época em que as ações ficaram disponíveis na Bolsa de Valores (consideramos empresas com índices do mercado geral até entrarem no mercado):

Seguindo a tática de Santo Agostinho, ressalto esta última informação:

 

NOTA: Para converter pessoas ao cristianismo, Santo Agostinho se utilizava de uma famosa frase:

“Se o ganancioso soubesse como é bom ser uma boa pessoa, seria uma boa pessoa só por ganância!”.

Frase muito bem replicada, com muita criatividade, pela cultura popular brasileira:

“Malandro que é malandro, se soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem!”

Tomo a liberdade para plagiar:

“Se os Gerson’s da vida soubessem como é bom ser SUSTENTÁVEL, seriam SUSTENTÁVEIS somente para levar vantagem em tudo, certo? (lembram da propaganda dos cigarros Vila Rica?).

 

SEMPRE DÁ CERTO FAZER O CERTO!

SOBRE O AUTOR
Nelson Sheiji Kawakami

Atua, a mais de 40 anos, em grandes organizações nacionais e internacionais (ITAÚSA, Rhodia, Banco Itaú, Banco Real ABN MRO, GBC e METRÔ-SP), com fortes ligações com a SUSTENTBILIDADE, CULTURA, LIDERANÇA e PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Copyright © 2024 Khoma Sustentabilidade. Todos os direitos reservados