CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E ALTO DESEMPENHO - Fazer Certo (EXCELÊNCIA), da Maneira Certa (EFICIÊNCIA), pelos Motivos Certos (ÉTICA)!

Sou fanático pela Cultura da Sustentabilidade e Alto Desempenho, pois o alto desempenho é o coração da sustentabilidade, que sempre deve visar a preservação do planeta e da sociedade para as gerações futuras.

Tenho pesquisados organizações, na busca daquelas que construíram ou estão construindo a CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E ALTO DESEMPENHO. Por termos uma farta literatura à disposição, e pela admiração que desperta, a primeira empresa (de várias que virão) que pesquisei foi a Toyota.

A Toyota chamou a atenção mundial, na década de 1970, quando ficou claro que havia algo de especial na EXCELÊNCIA e na EFICIÊNCIA japonesas. Os veículos japoneses duravam mais do que os automóveis americanos e exigiam muito menos manutenção. E, por volta dos anos 1980, ficou evidente que havia algo ainda mais especial em relação à Toyota, quando comparada com outras indústrias automobilísticas do Japão. O que impressionava era o modo como a Toyota projetava e produzia os carros, com a uma inacreditável consistência nos processos e produtos. Como resultado da sua CULTURA e do seu MODELO OPERACIONAL (STP – Sistema Toyota de Produção), a empresa projeta e monta carros com mais qualidade (EXCELÊNCIA), mais rápido e com menor custo (EFICIÊNCIA) que seus concorrentes.

Após estudar dezenas de livros, artigos e trabalhos acadêmicos, cheguei a conclusão que a Toyota, desde a sua fundação, começou a construir a sua CULTURA, que teve como base uma FILOSOFIA FLEXÍVEL (muito importante para enfrentar os desafios de MUNDO BANI (Frágil – Brittle em inglês, Ansioso, Não Linear e Incompreensível)), um forte PROPÓSITO e VALORES ATEMPORAIS

FILOSOFIA: Uma filosofia flexível, muito bem explicada por uma frase do grande escritor Vitor Hugo – “Mude as suas opiniões, mantenha os seus princípios, troque suas folhas e mantenha suas raízes”. Conceito que nos alerta para mantermos, firmemente, nosso PROPÓSITO e PRINCÍPIOS & VALORES ATEMPORAIS, mas, ao mesmo tempo, sermos flexíveis, para buscarmos sempre a melhoria contínua e inovação!

PROPÓSITO: Simon Sinek, nos ensina, que para construirmos uma grande cultura devemos começar por definir um grande propósito (WHY, o sonho). Em vários textos podemos encontrar citações quanto aos propósitos da Toyota, mas gostaria de citar uma, que considero significativo e que dá uma ideia dos demais: “Primeiro construímos pessoas, depois construímos carros” – Frase do Sr. Fujio Cho, presidente honorário da Toyota Motor Corporation.

PRINCÍPIOS & VALORES FUNDAMENATIS: Os dois princípios/valores fundamentais foram definidos pelos fundadores da Toyota, Sakichi Toyoda e seu filho Kiichiro Toyoda – “MELHORIA CONTÍNUA & RESPEITO”. A melhoria contínua (a nível pessoal, profissional e operacional) e o respeito pelas pessoas (colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade etc. – Stakeholder) eram considerados sagrados pelo Pai e Filho e, até hoje, norteiam as ações de todos os funcionários. E, à partir destes, outros valores e princípios básicos foram acrescentados à CULTURA TOYOTA, que se observam, na sua plenitude, quando olhamos para o STP (Sistema Toyota de Produção) e TOYOTA WAY.

Aceitamos desafios com espírito criativo e coragem para realizar nossos próprios sonhos sem perder o ânimo nem a energia. Abordamos nosso trabalho de forma vigorosa, com otimismo e com uma sincera crença no valor de nossa contribuição. E mais: Lutamos para decidir nosso próprio destino. Agimos com autossuficiência, acreditando em nossas próprias capacidades. Aceitamos a responsabilidade por nossa conduta e pelo modo como mantemos e melhoramos as habilidades que nos possibilitam produzir o acréscimo de valor”. (Taiichi Ohno)

 

O princípio da MELHORIA CONTÍNUA, é a busca constante da EXCELÊNCIA e EFICIÊNCIA e o RESPEITO é a essência da ÉTICA, demonstrando o perfeito alinhamento da CULTURA TOYOTA com a CULTURA DA SUSTENTABILIDADE E ALTO DESEMPENHO.

Todos os autores que escreveram sobre a Toyota, confirmam que as ações disciplinadas dos colaboradores são autênticas e a CULTURA TOYOTA é INTENCIONAL, isto significa que todos possuem uma ideia bastante clara dos propósitos, princípios, valores e pressupostos básicos que a Toyota quer que as pessoas valorizem e nos quais baseiam suas ações. É preciso se esforçar para eliminar a diferença entre o modo natural como as pessoas pensam e agem e o modo desejado. Os livros “A Cultura Toyota” e “Toyota Kata” oferece um relato detalhado de como a Toyota seleciona e desenvolve pessoas para se adaptarem à cultura desejada, o que é essencial para viver a sua filosofia na prática.

O segredo para uma cultura forte é a estabilidade, perenidades dos propósitos, princípios e valores. Se os CEOs e suas filosofias vêm e vão como se a empresa tivesse uma porta giratória, as pessoas simplesmente ficam confusas. Elas nunca têm a oportunidade de desenvolver crenças arraigadas e certamente não desenvolvem os comportamentos habituais necessários para uma cultura positiva e energética. A consistência da filosofia na Toyota remonta à fundação da empresa. A CULTURA TOYOTA tem raízes especialmente profundas e serve de alicerce para a EXCELÊNCIA, EFICIÊNCIA & ÉTICA.

Obviamente, como comentam os autores dos textos referentes à Toyota, ela não é perfeita e colaboradores e a própria empresa cometem erros, mas todos assumem a responsabilidade e os usam para MELHORIA CONTÍNUA.

O PROPÓSITO, PRINCÍPIOS E VALORES BÁSICO da Toyota vão muito além da lucratividade de curto prazo, e a empresa está disposta a investir no longo prazo, na perenidade (MENTALIDADE INFINITA). A Toyota vê a sua organização como um sistema sociotécnico vivo (sistema orgânico), não como peças mecânicas guiadas por relações simples e diretas de causa e efeito. Investir no desenvolvimento das pessoas permite, que estas controlem localmente dinâmicas de sistemas complexas.

A Toyota é um modelo para o mundo em demonstrar que fazer a coisa certa (ÉTICA) é uma estratégia de negócios lucrativa (neste século é líder em qualidade e lucratividade). O que faz a Toyota avançar são as pessoas (PESSOAS CERTAS) que acreditam que sempre há uma maneira melhor e confiam na empresa para fazer a coisa certa. O alicerce da CONFIANÇA dos membros de equipe é a estabilidade, e a Toyota se esforça muito para proteger os empregos dos seus funcionários. Os cinco elementos fundamentais do documento O Modelo Toyota 2001 motivam a MELHORIA CONTÍNUA (EXCELÊNCIA e EFICIÊNCIA) na busca de metas desafiadoras por meio de kaizen e foco diário no desenvolvimento de pessoas, equipes e processos. A Toyota possui uma CULTURA INTENCIONAL, consistente em seus diversos locais, níveis e momentos.

Todos os autores concordam que a Toyota faz o que diz (INTEGRIDADE)!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

AUTOR
Nelson Sheiji Kawakami

Atua, a mais de 40 anos, em grandes organizações nacionais e internacionais (ITAÚSA, Rhodia, Banco Itaú, Banco Real ABN MRO, GBC e METRÔ-SP), com fortes ligações com a SUSTENTBILIDADE, CULTURA, LIDERANÇA e PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Copyright © 2024 Khoma Sustentabilidade. Todos os direitos reservados